segunda-feira, 23 de abril de 2012

Série Momento do compositor: José Fortuna

Minha segunda participação no programa de rádio Terra Brasil, comandado por Danilo Darós na Rádio Comunitária Planalto FM foi para falar de José Fortuna, grande compositor e autor das versões das guarânias Índia e Meu primeiro amor, ambas gravadas pela dupla Cascatinha e Inhana num mesmo disco de 78 rotações, o primeiro na história da música brasileira a alcançar a vendagem de um milhão de cópias. Entusiasmado com o sucesso da gravação, a dupla pediu ao compositor que escrevesse para eles uma peça de circo-teatro inspirada em Índia, sendo logo atendida. Como atuar não era muito a área de Cascatinha e Inhana, embora tivessem vivido por anos e anos sob as lonas dos circos, Zé Fortuna decidiu pegar o irmão Pitangueiras (Euclides Fortuna) e o amigo Zé do Fole e criar o grupo teatral Os Maracanãs. Estrearam em São Paulo e passaram mais de duas décadas excursionando pelo interior, sempre emprestando a circos renomados as encenações criadas por Zé Fortuna. O interessante é que depois desse sucesso, o compositor inverteu o modo de criar: passou a escrever as peças e a compor temas para ela. Após o sucesso nos circos é que os gravava e os divulgava no programa que mantinha na rádio Tupi durante a década de 1960. Uma vez mais Danilo escalou três ótimas faixas, agora da dupla: Crime de amor, baseada em peça de grande sucesso no Circo Irmãos Nogueira; Paineira Velha, na voz da dupla e Raízes da saudade, com Pitangueira declamando. Quando o entrevistei para a minha pesquisa de doutorado, ele ressaltou que sua maior vocação artística é a encenação, não o canto. Principalmente porque via na atuação uma forma constante de criar, enquanto que a interpretação exige a repetição. Para relembrar, Zé Fortuna e Pitangueira nos primórdios do Viola, Minha Viola, ainda apresentado por Moraes Sarmento.



Um comentário:

Daniel Mendes disse...

minha mãe,quando menina,tocou e cantou no circo do zé fortuna.na época,ela morava em jaguariúna(ao lado de campinas,onde nasci e moro).descobri isso esse ano,através de uma sobrinha dela(e prima minha!)quando perguntei sobre o fato,ela respondeu:"eu nem lembrava disso"...kkk!Obrigado Cara Pinhé pelo ótimo blog!