segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O papel histórico da música caipira, por José de Souza Martins

Num livro em que analisa "A sociabilidade do homem simples" (Contexto, São Paulo, 2008), o sociólogo José de Souza Martins consegue sintetizar o papel da música caipira (que ele chama de sertaneja, entendendo que a música caipira é a do interior, enquanto que a gravada já é urbana) num parágrafo que prima pela síntese e amarra realidades históricas e temporalidades distintas:

"A música sertaneja, um gênero musical aparentemente de origem rural, mas de fato urbana, inspirada nas tradições musicais caipiras, que surgiu em São Paulo no final dos anos vinte, às vésperas da Revolução de 1930, uma revolução modernizante, foi desde o início uma ácida crítica dos elementos mais expressivos da modernidade na cidade e ao mesmo tempo um meio de compreendê-la. Um gênero de música que combinava as possibilidades discrepantes do antigo circo itinerante e as novas possibilidades modernas do disco e do rádio. Portanto, um gênero que emerge no momento de melhor e mais completa definição dos contornos da modernidade no Brasil, no contraste com o mundo rural e tradicional que estava ruindo."

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