terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O milagre do "Berrante de Madalena"

Uma das mais intrigantes modas de viola já gravadas e regravadas, mas que fez sucesso pioneiro nas vozes de Silveira e Silveirinha no início da década de 1960, é o Berrante de Madalena. Ela conta a história de uma tropa que enfrenta um dos seus piores momentos, pois a boiada estoura e arrasta cinco dos boiadeiros, deixando-os sem vida para desespero daquele que conta a história, que sobrou juntamente com seu capataz. Este, pede a Deus que os ajude, ao que é imediatamente atendido:

Olhei pro céu e avistei baixando
Um misterioso disco voador
Saltou na terra moça boiadeira
E o seu berrante mudava de cor
Falou contente com lindo sorriso
Pra te salvar aqui hoje eu estou
Eu vim do céu pra salvar a boiada
E o seu berrante ela repicou

A grande supresa foi quando a tal boiadeira se revelou: "Seu rosto lindo" era o de Madalena, a pecadora, que conseguiu reunir novamente a boiada e ainda ressuscitou os boiadeiros mortos. Mas havia surpresa maior nos últimos versos da moda:

Foi um milagre de Madalena
A boiadeira que eu vi lá na estrada
No outro dia eu fui acordando
Pois foi um sonho a grande jornada
Por isso mesmo eu creio em Madalena
A pecadora foi santificada
Que será sempre minha protetora
Pois minha alma já se sente amparada.

A moda ganhou diversas versões, mas aqui seguem duas: a original, com Silveira e Silveirinha, e outra mais recente, com a dupla Christian e Ralf, esta com uma introdução de rancheira mexicana, com pistons de mariachi e tudo! Resta ao leitor o deleite de comparar as duas. E que Madalena nos proteja com seu berrante multicor!







Nenhum comentário: