sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Palombando com Chumbinho

Eu, palombado com Chumbinho
Quem passar uma única tarde no Centro de Memória do Circo terá ter a oportunidade de conhecer diversas figuras do meio circense, especialmente aquelas que, com o fim do Café dos Artistas, continuaram frequentando a região, encontrando no lugar um ponto de encontro de outros artistas das antigas. Um deles é Chumbinho (Antonio Luís de Moraes), palhaço, versado nas artes da lona, apresentador (com o nome artístico de Luiz Wagner), ex-secretário de circo e ex-galãzinho de circo-teatro. Como uma enciclopédia inacabada, emenda uma história na outra, sempre contando detalhes interessantes. Aliás, muitos detalhes e bem interessantes. Como, por exemplo, a história de Piolin, que pintava suas tabuletas de circo mas que decidiu exercer tal função somente solitariamente porque, numa certa ocasião, ouvindo a conversa de dois jovens que não mediam os palavrões, acabou sendo influenciado inconscientemente e escreveu, no lugar do nome da peça, um sonoro palavrão! Outra história é como acabaram matando o palhaço Carrapicho para fazer nascer, das cinzas, Chumbinho! Mas deixemos ele mesmo contar:

Uma vez eu recebi um apelido, ali, onde está aquele negócio branco, era o nosso Café dos Artistas, antigamente. Lá um cara me pôs o apelido de Chumbinho. No circo, lá onde nós tava, tinha muito passarinho e a gente caçava com espingarda de chumbinho. Aí um dia... "Você não conhece o palhaço fulano de tal?" "Não conheço não." "É um cara assim..." "Ah, um que foi comprar chumbinho ali?" "O chumbinho?" Ficou. O ruim é que o cara tinha um mocotó assim, pesado, e eu franzininho, eu fui tirar satisfação com ele e levei um "cola-brinco"... Aí foi pior, o apelido pegou. Toda segunda-feira eu vinha aqui... lá no circo era Carrapicho, chegava aqui era Chumbinho. Aí fui reclamar lá com o seu Novaes, fui pagar a mensalidade [na associação circense]. "Ô seu Novaes estou meio chateado, não vou vim no Café mais não. Quando eu vier aqui, vou ver a hora que não tiver ninguém, e venho pagar a mensalidade." "O que que foi, menino?" "Ah, me puseram um apelido aí de Chumbinho, um negócio feio, estou todo machucado, acho que o dono do circo vai até me mandar embora, porque..." "Ah, não vai fazer isso não. Mas Chumbinho é nome de palhaço! Você não é palhaço?" "Mas o meu nome é Carrapicho!" E a menina, batendo o negócio, acabou escrevendo Chumbinho na carteirinha... Então quer dizer, mataram o Carrapicho e aí ficou Chumbinho.

Nenhum comentário: