quinta-feira, 25 de agosto de 2011

As doenças da viola

Numa série de artigos publicados na revista Sertaneja na década de 1950, o pesquisador Alceu Maynard de Araújo aponta algumas doenças que acometem a viola, sempre se baseando na oitiva de experientes violeiros - diz ele que conversou com mais de uma centena. Por se afeiçoar ao instrumento, o violeiro trata logo de humanizá-lo, atribuindo-lhe reações físicas em resposta a determinados tratamentos. Relacionando os males, conforme o artigo do pesquisador:

Quebranto - "Contra quebranto, galhinho de arruda no seu interior, jogado boca adentro em noite de sexta-feira, na primeira após a compra do instrumento; há um processo de magia simpática para dar melhor 'voz' às cordas, colocando um guizo de cascavel. E contra todos os fluidos prejudiciais, nada melhor do que uma fita vermelha para desviar o mau olhado e a inveja."

Constipação - A viola, quando guardada dependurada, com as cordas encostadas na parede, pega umidade e fica constipada. "Violeiro que se preza não a dependura assim e sim a mete num saco para guardar num gancho ou prego. À noite, estando sozinha, sente frio, porque nos braços do violeiro, ela sente calor. Mas há violas que precisam tomar sereno pra ficar com boa voz, para 'declarar bem'".

Influência da lua - "Não há viola lunática, mas todas sofrem influência da lua. Na lua nova e 'na força da lua' não se guarda viola afinada, ela pode ficar 'corcunda', entortar, 'estuporar', bem como rebentar a corda. Madeira para viola deve ser cortada nos meses que não tem 'r' (maio, junho, julho, agosto) e na minguante para nunca apanhar caruncho. Viola com caruncho é leprosa..."

Reumatismo - "Violeiro que se preza não carrega viola debaixo do braço e sim na mão, segurando-a pelo seu braço. 'Viola é mulher, e quem sai com ela na rua, vai de braço dado. Violeirinho de meia pataca é que põe a viola debaixo do braço. O sovaco é lugar de encostar a muleta e não a viola.' Viola carregada debaixo do braço fica reumática, não afina mais, fica mancando das cordas."

Nenhum comentário: