sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tiririca é palhaço?

Há 200 anos o palhaço que domina o picadeiro surge, mais marcadamente, em duas versões:

O excêntrico, que é o tradicional palhaço de nariz vermelho, pintura com traços exagerados, roupas largas, bengala, lógica transversa. Tem um humor grotesco, usando sempre para isso os "baixos corporais". Vê o mundo às avessas e age conforme essa lógica. Foram excêntricos os palhaços Torresmo (na foto), Arrelia, Carequinha, Piolin.

O clown, sua contraparte, veste-se luxuosamente, tem o rosto pintado de branco e usa um chapéu em forma de cone, na maioria das vezes. Ele representa a ordem. No embate com o excêntrico, a visão atravessada de mundo acaba acachapando-o. Foram grandes clowns os palhaços Alcebíades, Benjamim de Oliveira, Henrique e Pimentinha (na foto). Curiosamente no circo brasileiro prevaleceu o palhaço excêntrico, ao contrário do que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos. Por isso, talvez, palhaços como o Bozo e o Ronald McDonald sejam tão sem graça: eles incorporam a ordem e não a desordem.
Enfim, ao objeto desse post: Tiririca, o palhaço que virou deputado. Palhaço? Ora, ele veste peruca, chapéu, retira a ponte da boca, usa roupas estranhas... Não, a sua vestimenta não é a de um palhaço. Nem a sua caracterização. Certamente ele é um cômico que representa um personagem. Aliás, diga-se, foi este personagem o eleito, não o tímido Francisco Everardo. No entanto, curiosamente também (costumamos achar curioso aquilo que causa dissonância, aquilo que foge aos maniqueísmos), muitos circenses o consideram seu legítimo representante político. Para quem acompanhou-o na votação do salário mínimo, na quarta passada, confirmou sua lógica transversa: faz parte da base aliada mas na hora de apertar o botão, votou contra a proposta do governo, dizendo ter votado a favor do povo. Resta saber se, dizendo-se palhaço, fará algo pela classe circense, ou se pelos 1,3 milhão de eleitores que apertaram as teclas da urna acreditando piamente que "pior que tá não fica".
(Esse post foi elaborado a partir do comentário da Laura no post sobre os insossos BBBs.)

Nenhum comentário: