quinta-feira, 5 de abril de 2012

Elpídio dos Santos e as canções de Mazzaropi

Mazzaropi deixou mais de uma dezena e meia de filmes, a maior parte deles com o Jeca como protagonista, em três diferentes fases (Vera Cruz, Cinedistri e PAM - Produções Amácio Mazzaropi, a maior delas). Grande parte das músicas que interpretou nesses filmes foram compostas por um até pouco tempo esquecido compositor: Elpídio dos Santos. Felizmente ele foi resgatado intensamente na última década, especialmente por ter nascido em São Luís do Paraitinga no distante 1909, cidade que se destaca no mapa do Vale do Paraíba por manter grande parte de suas tradições culturais populares. Lá, ele se tornou maestro, começando a gravar comercialmente em 1955. Foi gravado por Cascatinha e Inhana, Irmãs Galvão, Moreno e Moreninho, Tonico e Tinoco... Elpídio compôs também em parceria com Anacleto Rosas Junior, Mário Zan, Conde e Nininho. Talvez o seu maior sucesso seja Você vai gostar (Casinha pequenina), consagrada pelo mesmo Mazzaropi, que a canta no filme Casinha pequenina, fita que, aliás, traz outro sucesso, A dor da saudade. Outras interpretações do Jeca: Fogo no rancho (no filme Jeca Tatu), Meu burrinho (O corintiano), Sopro do vento (Tristeza do Jeca), Cai sereno (A carrocinha), Jeca magoado (O Jeca e a freira), entre outras, num total de 25 canções. Morto em 1970, conta-se que Mazzaropi, inconsolado, pediu à mulher de Elpídio para que o filho do compositor tentasse compor uma canção para seu próximo filme para que ele não perdesse a parceria...
Em 2009, no centenário do maestro de São Luís, a dupla Osvaldinho e Marisa Viana gravaram o disco Viva Elpídio!, que resgata 16 faixas do mestre. Agora, com a proximidade (bem próxima mesmo!) do centenário de Mazzaropi, há mais um pretexto para ouvir o compositor numa quinta-feira santa. Então vamos lá!


Um comentário:

LáLáLá disse...

Olá Cará Pinhé!
Aqui é Lia Marques.

Estava pesquisando algumas coisas na internet e achei seu blog.
Acabo de ler a matéria sobre Elpídio dos Santos e fico muito feliz. Sou neta do compositor e trabalho com a divulgação de sua obra.
Temos o Instituto Elpídio dos Santos, em São Luiz do Paraitinga, o grupo musical Paranga (onde canto ao lado de meus pais) que tem como base do trabalho as canções do Elpídio, e outros projetos culturais, como o DVD "Tributo a Elpídio dos Santos", que como o "Viva Elpídio", foi gravado em 2009, no seu centenário.

Aproveito o espaço para deixar um grande abraço para o Oswaldinho e a Marisa Viana, grandes amigos.


Pelo sim, pelo não, deixo meus contatos:
lia@paranga.com.br

Saudações caipiras!