terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

KI K LOR: A cidade novamente vai parar para ver seu bloco passar - Final



Saudade – Ki K... Lor ainda existe?
Pensando bem, o Ki K... Lor ainda existe? Mas é claro. Mesmo com um pequeno sucesso, ele não quebrou a tradição. Se alguém perguntar a um mogiano se o bloco não irá desfilar em um Carnaval, certamente esta pessoa dirá: Então ele morreu?
O bloco foi passando de geração a geração e até hoje sustenta a tradição que escreveu belas páginas em nosso Carnaval. Várias pessoas relembram, com saudade, os seus fundadores (Tibite, Navajas, Nicola Vida Alegre) e os carnavais de 30/40/50, sendo que os de maior êxito foram os das décadas de 30 e início de 40. Felizmente, o bloco ainda comanda o Carnaval mogiano e, no ano passado, fizeram uma bela surpresa para ele.

Tema de um Carnaval. Algum motivo especial?
Mais um carnaval chegou e o Ki K... Lor teve uma surpresa. Virou tema de um Carnaval. A avenida Voluntário Pinheiro Franco estava decorada com pequenos sóis que representavam o nome do mais tradicional bloco mogiano. E você ainda pergunta se existe algum motivo especial? Depois de tudo que já explicamos, não precisamos explicar mais este motivo. Foi apenas uma pequena homenagem ao bloco que nos acompanha há 46 anos. Foram três dias maravilhosos de folia, relembrando os 46 anos de glória e tristeza do bloco. Portanto, em cada Carnaval que passar, devemos lembrar de que outrora havia união entre o povo e que sobre tudo isso existia um bloco incentivador.

Cronologia
Walter de Sousa Junior, em seu estudo sobre o mais famoso bloco carnavalesco que se tem notícia em Mogi, fez também uma cronologia sobre os fatos que mais marcaram o Ki K... Lor:
1931 – Nasce um bloco ainda sem nome
1932 – O bloco estreia com o nome de Ki K... Lor
1936 – Grande sucesso com A Bela Adormecida
1937 – Ganha, seguido pelos blocos X, 1º. de Maio e Independente.
1938 – O povo delira com o King Kong e o Rei Momo
1939 – Mais um título para o Ki K... Lor
1941 – Vence seguido pelos blocos Pão Duro e Coringas
1951 – Aparece o plágio Ki... Chuva e é comemorado o 20º. Aniversário do Ki K... Lor
1952 – Aparece outro plágio, o Ki... Frio
1954 – Um carnaval alegre e movimentado
1977 – É feito o Carnaval Ki K... Lor, uma homenagem ao bloco que reinou vários anos em nossa cidade.

Nenhum comentário: