segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

KI K LOR: A cidade novamente vai parar para ver seu bloco passar - 2

Os cabeções e como eram feitos
Uma das maiores atrações eram os cabeções. Todos os apreciavam e a cada ano surgiam novidades.
Em 1936 apareceu um carro alegórico com “A Bela Adormecida”. Em 38 foi a vez do King Kong e o Rei Momo. Foram feitos também a Nega Maluca e muitos outros que o povo mogiano aplaudiu. Mas de que eram feitos aqueles cabeções que arrancavam tantas palmas do povo?
Era simples: armação era feita de bambu e era toda coberta de papel machê, uma mistura de jornal e cola, formando uma pasta que depois de um certo tempo endurecia. Depois eles eram pintados com tinta esmalte, que naquele tempo era de procedência alemã.
Esses cabeções eram carregados pelos integrantes do bloco e também puxados em carros alegóricos, como o King Kong e a Bela Adormecida. Essas figuram eram feitas no depósito da Casa Oliveira, onde hoje é o salão de festas do 1º. de Setembro.
Certa vez os integrantes do bloco pediram ao prefeito da época 50 mil réis para os preparativos carnavalescos e ele negou. O prefeito era João Cardoso Pereira. Aconteceu que o governador Pedro de Toledo veio para assistir o carnaval de nossa cidade e aplaudiu muito os cabeções do Ki K... Lor. O prefeito mais do que depressa entregou os 50 mil réis ao bloco, que não os aceitou.

Foliões – Quem fazia parte
E quem eram os integrantes do bloco mais aplaudido de Mogi? Quem eram aqueles foliões que adoravam o Carnaval? Existiram os veteranos do Ki K... Lor, como: Tibite, Waldomiro Nogueira, Navajas, Pelicano, Chiquito Franco, Nicola, Vidan, Porcelli. Houveram até os expedicionários, entre eles o Hamilton Silva e Costa, que não voltou mais a Mogi.
Há ainda os da nova geração como Teófilo Passos Salustiano, Carlos Navajas (Nenê), Tote, Nelo, Namura. Foram todos eles que fizeram e ainda sustentam o bloco Ki K... Lor, hoje já sem o sucesso de antigamente, mas diveryindo muito ainda o povo mogiano.

A alegria – O melhor bloco?
Ki K... Lor era o melhor bloco? Haviam os blocos que com ele concorriam e quase que o suplantavam, tais como: Bloco X, Independente, e mais tarde o Estrela do Sul.
Todos queriam alcançar êxito como o Ki K... Lor, mas o povo o preferia, e seus integrantes não aceitavam nada em troca, apenas as palmas dos mogianos. Foi um bom tempo, aquele em que o bloco entrava em cena e era aplaudido.
Houveram os plágios, como o Ki Chuva e o Ki... Frio. Mas foram apenas cópias satíricas do Ki K... Lor, e sendo assim, não conseguiram o sucesso no Carnaval da cidade.
O bloco desfilou desde 1931, deixando de desfilar apenas em 1939, em consequência da II Guerra Mundial, conseguindo grandes e pequenos êxitos, mas nunca quebrando a tradição que vem mantendo até hoje, 46 anos seguidos.

Nenhum comentário: