quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Resgate da palhaçaria: os Palhaços mestres

Pelo segundo ano consecutivo o Projeto Entre risos e lágrimas – O teatro no circo (da pantomima aos dramas), idealizado e conduzido pelo Centro de Memória do Circo, da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura – Arquivo Miroel Silveira, da Escola de Comunicaçõe e Artes da USP, reúne o melhor das entradas cômicas. O projeto tem o objetivo de registrar essas encenações curtas e, ao mesmo tempo, promover a transferência da teatralidade circense entre as gerações de palhaços. Como na primeira versão, este ano quatro palhaços mestres apresentarão suas entradas cômicas para um público de trinta palhaços aprendizes, que ensaiarão as cenas sob a direção dos mestres e as apresentarão em 10 de dezembro, Dia do Palhaço. A programação começa em 22 de agosto e de estende por dois meses. “É a segunda versão de um projeto vitorioso, que em 2010 conseguiu fazer um importante resgate: das entradas circenses, que apesar de serem encenadas há duzentos anos, não foram registradas para uso das gerações futuras”, afirma a coordenadora do Centro de Memória do Circo, Verônica Tamaoki. Conheça os mestres palhaços deste ano:

Romiseta – Nascido no circo, Agostinho Blask foi acrobata e equilibrista antes de se tornar o Palhaço Romiseta. Trabalhou nos Circos Rosário, Garcia, Irmãos Melo, entre outros. Também atuou em programas de televisão e no cinema, ao lado de Mazzaropi. (Apresentação em 31 de agosto)

Reco-Reco – Nascido no Ceará, Francisco Paulivan Ferreira dos Santos começou no Circo J. Mariano como tratador de animais aos nove anos de idade. Antes de se tornar palhaço foi equilibrista, fazendo o número de parada de cadeira, giro da morte e perna de pau. Em 1986 foi contratado pelo Circo Garcia, onde atuou até o final das atividades da companhia. (Apresentação em 14 de setembro)

Condorito e Corchito – O casal Fernando Pontiago Silva e Sonia Fátima Beltrán Diaz, chilenos, atuam em dupla há 39 anos, sendo 16 deles no Brasil, onde chegaram na trupe do Circo Vostok. Durante mais de cinco anos atuaram com Beto Carrero e por mais quatro anos e meio no Circo Stankovitch. Desde 2004 comandam o Circo Internacional Condor. (Apresentação em 21 de setembro)

Bacalhau – Aos nove anos José Odair Cazarim vendia doces no circo da família Sbano e aos 14 trabalhava no circo da família de Dedé Santana. Mas foi somente aos 18 que passou a atuar em comédias e, em 1981 estreou como palhaço no Circo Sulamérica. Passou pelos circos Vostok e Real Show, além de participar de diversos festivais de circos. (Apresentação em 28 de setembro)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gostei!!!
E estarei lá!

Pp