quinta-feira, 4 de agosto de 2011

7 toques do gênero caipira

Usando uma fórmula que via na aula show de Amauri Falabela durante o Seminário de Viola de Guarulhos, posto os diversos ritmos da chamada música caipira - que a mídia insiste em chamar de "sertaneja de raiz" (aliás, já ouvi coisas piores como MPB de raiz e até forró de raiz!) - para que o leitor/ouvinte possa diferenciá-los, educando seu par de ouvidos. Vou me restringir a sete para o post não ficar maçante... Vamos lá:

1. Moda de viola
Ritmo genuíno da música caipira, é cantado pela dupla ritmando os versos à capela, logo depois intecalando um pequeno solo de viola. Geralmente conta uma história, na maioria das vezes trágica. Como exemplo, O preto e o granfino, com Tião Carreiro e Pardinho.




2. Toada
Indolente, cativante, a toada trata quase sempre de temas líricos e amorosos, como é o caso de Cabocla Tereza, clássico de Raul Torres, Florêncio e João Pacífico.


3. Guarânia
Originária do Paraguai, trazida para o Brasil por Raul Torres e Capitão Furtado na década de 1940, a guarânia se consagrou de fato nas vozes de Cascatinha e Inhana, aqui naversão Meu primeiro amor, feita por Zé Fortuna.


4. Rastapé
Ritmo de festa do interior tem em Moreninha linda, de Tonico e Tinoco seu grande marco, regravada por diversas duplas caipiras e "sertanejas", sempre acompanhada da sanfona (acordeon) e presente em outros gêneros musicais, como o genericamente denominado forró.


5. Cururu
O Cururu original é usado nos embates entre violeiros que recitam versos improvisados, deixando rimas que devem ser seguidas pelo adversário até que algum dos dois perca a rima e o desafio. A batida embala a história do Menino da porteira, aqui cantada por Luizinho e Limeira.





7. Pagode
Inventado por Tião Carreiro e Carreirinho, o ritmo tirado do recortado - dança final da catira - conquistou público e violeiros por ser alegre e corrido, características que inovaram a música caipira na década de 1950. O marco inicial foi Pagode em Brasília, aqui encerrando o desfile de gêneros com aqueles que começaram: Tião Carreiro e Pardinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei de todas, mas a número 2? Aff! É de "arrepiá"... Pronto! parpitei. Uhuu! (rsrs)
Te amo!
Beijo,
Elaides.