terça-feira, 3 de julho de 2012

A peleja do violeiro Chico Bento com o rabequeiro Zé Lelé

A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Ze Lele

Demorô! Mas aconteceu... e na varanda do cumpadre Seu Juca Barnabé! O confronto desperta a curiosidade da vizinhança... E Chico Bento risca, logo de saída:

"Pois eu tenho uma viola
Batizada de Luzia.
Ela é feita de pinheiro
Que eu comprei na serraria."

Ao que Zé Lelé responde:


"Ai, eu tenho uma rabeca
Que se chama Serafina.
Ele é feita de pau nobre,
Quase nunca desafina."

O confronto do século - deste, não do passado - acontece nas páginas do livro "A peleja do violeiro Chico Bento com o rabequeiro Zé Lelé", em que os personagens de Maurício de Sousa cantam versos de cordel de Fábio Sombra, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, numa genial iniciativa que tem, entre outras motivações, levar às novíssimas gerações o som e a histórias desses instrumentos que se tropicalizaram ainda no período colonial. Sim, ouvir também, pois o livro é acompanhado por um CD em que a história é contada por nada menos que Almir Sater. A publicação é da editora Melhoramentos. Só uma amostrinha da brincadeira, nesse Book Trailer (Que chique! Notem a mistura de elementos gráficos do quadrinho com os da literatura de cordel...):


Ah!, a dica veio do violeiro Cláudio Lacerda! Abraço, Claudião!


Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo!

Pp